sábado, 25 de julho de 2009

AUDIÊNCIA NO MONTE BONITO

A audiência Pública “Segurança Pública na Colônia de Pelotas”, ocorrida na Comunidade São Judas Tadeu, proposta pelos vereadores Luiz Eduardo Brod Nogueira, o Professor Adinho, PPS, Diaroni dos Santos e Míltinho, mobilizou a totalidade de representantes das áreas do Monte Bonito, 9º Distrito de Pelotas. A audiência contou com o apoio e presença dos Deputados Nélson Harter, PMDB e Pedro Pereira, PSDB. Os moradores da colônia, amedrontados e sob faixas de protesto, semana passada, exigiam das autoridades competentes segurança para a zona rural, neste sentido o apoio dos vereadores de Pelotas seria essencial para acabar com a sensação de medo que toma conta do local.
O Vereador MIltinho, Vice-Presidente do Legislativo Pelotense, foi quem comandou a audiência, já que também era um dos proponentes, sendo que o primeiro vereador a se manifestar foi o Professor Adinho, também proponente. A seguir os moradores passaram a explanar a situação caótica vivida por eles, segundo o vice-diretor da Escola Estadual Marechal Rondon, Paulo Sérgio de Assis Moreira, foi a partir do ano de 2002, quando o posto policial foi fechado, que começaram a se intensificar os assaltos e agressões sofridas pela população local. A solução para o Monte Bonito, começou a tomar forma com o pronunciamento do Tenente Coronel Utinguaçu de Farias Rosado, Comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, 4º BPM, que propôs a implantação de um policiamento comunitário no Monte Bonito. O Tenente Coronel explanou aos moradores que a falta de recursos muitas vezes impede a solução de todos os problemas da segurança pública. Segundo ele, a ativação de todos os postos policiais nas colônias seria inviável, devido a falta de efetivo, e a reativação do posto policial seria possível se ocorresse uma parceria entre comunidade, poder público e Polícia Militar.
A mobilização da comunidade foi amplamente enaltecida pelas autoridades e especialmente valorizada pela Câmara de Vereadores. Para a Delegada Carla Vernetti, Delegada Regional da Polícia Civil, o movimento deve continuar, porém esclareceu para a população da zona rural que tome precauções para evitar os roubos, pois a realidade mudou e o comportamento
infelizmente também deverá ser modificado. A Delegada informou que cabe a Polícia Civil investigar a autoria dos roubos e assaltos e encaminhar a justiça. Para tanto foi disponibilizado o telefone para denúncias, 3225 6083, pelo Delegado de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec), Sandro Bandeira, que explicou que o importante em caso de assalto é manter a calma e fixar o assaltante, como sua fisionomia e estatura.
Ao final da audiência ficou acordado que o antigo prédio da Brigada Militar do Monte Bonito, hoje abandonado, será recuperado, com união de esforços do poder público e comunidade, ainda essa semana serão levantados os custos da obra. U
m policial residirá no local, e uma viatura o auxiliará para manter a segurança, será ele o responsável pela localidade e a linha de frente da Brigada Militar. Uma ação emergencial disponilibilizará uma viatura na localidade durante 24 h, revezando policiais, a partir de sexta-feira, até que o posto seja revitalizado. Outras medidas encaminhadas na audiência incluem a liberação de um policial para a Escola Estadual Marechal Rondon e solicitação de guarda municipal para a Escola João da Silva Silveira, assegurando, desta forma, a integridade dos alunos desta região da zona rural de Pelotas. Também foi incluído nos encaminhamentos, a instalação de um Posto de comunicação em lugar estratégico, com telefone, para atender as localidades da zona rural.

Nenhum comentário: