BRASIL
Em 22 de abril de 1500 chegavam ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.
Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.
A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou à América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária (200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste dessa linha.
Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas.
Explicação
O texto acima é para lembrar que o dia 22 DE ABRIL é lembrado como a data oficial do "Descobrimento" do nosso Pais; digo que a data é a oficial pois hoje sabemos que quando os portugueses aqui chegaram já existiam, e foram muito sacrificados, os índios e estes sim deveriam ser considerados os pioneiros do nosso pais e são pouco lembrados e valorizados até hoje, talvez somente no dia 19 de abril.
Mas os índios, ou seus descendentes, não devem ficar chateados pois quase ninguém lembra da data do Descobrimento do Brasil e somente lembram de Tiradentes porque o dia 21 de abril é feriado nacional - Lei 1266 de 08/12/1950.
Alguns podem dizer que não devemos comemorar o descobrimento pois não houve "descobrimento" já que a "terra" era habitada e houve sim INVASÃO; mas a data serve para que tenhamos a noção exata do momento que atravessa o Brasil, sendo respeitado e servindo de exemplo a muitos paises, outrora colonizadores. Hoje podemos dizer SALVE O BRASIL e não salvem o Brazil.
PSouza- Gabinete.
Nenhum comentário:
Postar um comentário