quarta-feira, 8 de abril de 2009

DIA MUNDIAL DA SAÚDE - AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE O PROBLEMA DA GESTÃO DA SAÚDE NO MUNICÍPIO

No dia Mundial da Saúde, a Comissão de Saúde do Legislativo, através do seu presidente vereador Miltinho realizou audiência pública para debater o tema. O debate reuniu representantes de diversas entidades ligadas à saúde de Pelotas. A gestão da saúde pública foi apontada como problema principal no município. Um novo encontro no final deste mês, com data ainda a ser definida, ficou agendado para avaliação de avanços ou não no setor da saúde. A falta de um representante do Executivo, mais precisamente da secretaria da Saúde, foi lamentada por todos os participantes.
A falta de médicos e medicamentos na colónia foi outro aspecto que capitaneou a audiência. Representantes da zona rural entregaram ao vereador um abaixo assinado reivindicando providencia quanto á falta de médico, já a quatro (4) meses na zona rural. Outro ponto levantado no encontro foi quanto ao funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS). Na interpretação do Conselho Municipal de Saúde é necessário não julgar o SUS como um problema. “Falta de médico e medicamentos são fragmentos do SUS que apresentam problemas, o sistema em si tem funcionado bem”, avalia a conselheira Jaqueline. O promotor Paulo Charqueiro avaliou como importante a audiência. Para Charqueiro a solução para saúde pública não pode se dar apenas via judicial. “A solução passa por audiências como esta, com a participação de todos os envolvidos, principalmente o Executivo”, disse o promotor.
O vereador Miltinho irá representar a Comissão de Saúde e a Câmara, no encontro promovido pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) no Hospital São Francisco de Paula, que ocorre ainda está semana, na qual será debatido o tema da saúde pública no município. 

Nenhum comentário: