domingo, 27 de julho de 2008

LEGISLATIVO DESTACA DIA MUNICIPAL DA CULTURA E DA PAZ

O Dia Municipal da Cultura e da Paz foi tema de audiência pública na sexta-feira (25) no Legislativo pelotense. A proposta do vereador Miltinho atendeu ao pedido das diversas instituições que se organizam em torno do tema: Brigada Militar, Patrulha Ambiental, Associação Pachamama, Movimento pela Paz, 26º Região Tradicionalista, 5º Coordenadoria Regional de Educação (CRE), CPERS Sindicato, entre outras instituições se fizeram presentes.
Para o vereador proponente, cultura e paz estão intrinsicamente ligadas. “Sem cultura é difícil termos paz”, avaliou Miltinho. No entendimento do representante da 5º CRE, professor Marco Vianna, a sociedade passa por um momento de esfriamento nos relacionamentos humanos, e disse que o desafio é o engajamento na luta pela paz. Presidente do Conselho de Cultura, Vitor Azubel, entende que a paz é derivada de uma cultura social de paz, onde as pessoas devem respeitar éticamente uma as outras. “Essa cultura deve ser regada todos os dias”, avalia Azubel.
O movimento pela paz, representado por Nelson Ribeiro, entregou o diploma “Amigos da Paz”, a pessoas que se destacaram na luta em busca da paz. Foram homenageados, o capitão da Patrulha Ambiental de Pelotas, Marcio Faccin, irmã Assunta e Gilberto Peres de Moura; também receberão o diploma, o promotor José Olavo Passos e o Banco Madre Tereza de Calcutá, que não puderam comparecer ao encontro.
Ao final do encontro o vereador Miltinho, destacou a participação da 26º região do MTG, pois para o vereador, as tradições gaúchas remetem muito à paz. “Como, por exemplo, o chimarrão que promove o diálogo e por conseqüência a paz”, finalizou o parlamentar. Encerrando a audiência foi executado o hino da paz.

Nenhum comentário: