terça-feira, 31 de julho de 2007

Miltinho contra a extinção da Pedreira Municipal

A Câmara Municipal de Pelotas recebeu mensagem do Executivo para apreciação de Projeto de Lei que propõe a extinção da Empresa da Pedreira Municipal (Empem). Na sessão ordinária de hoje (31), Miltinho mostrou-se indignado com a situação. Funcionários da companhia e o presidente do Sindicato dos Municipários de Pelotas (Simp) estiveram no plenário para pedir a intervenção dos parlamentares no caso. Em visita à pedreira, na tarde de ontem, o vereador constatou o estado de abandono e sucateamento do local. "Estou muito indignado", lamenta. Segundo ele, mesmo com problemas, a Empem ainda tem condições de fornecer material de qualidade e sem custo para a cidade. "Se remendada com arame a esteira da pedreira produz 50% de sua capacidade, é só dar um impulso para que ela volte a funcionar plenamente", compara.
O parlamentar lembrou que o governo da Frente Popular mesmo enfrentando dificuldades fez a pedreira trabalhar. “O governo Marroni fez a Empem funcionar a plena com frotas e frotas de caminhão para tapar buracos, e gerando emprego no Capão do Leão”. O fechamento da empresa é fruto da irresponsabilidade da Prefeitura com o Município. “O atual governo está sendo negligente” dispara Miltinho.
Como encaminhamento do debate travado nesta manhã, decidiu-se realizar uma audiência pública, proposta pela bancada do PT – que já se posicionou contrária ao fechamento –, para discussão minuciosa do tema. O evento acontecerá na próxima terça-feira, às 10h, na Câmara.

sexta-feira, 27 de julho de 2007

Superlotação gera crise no Pronto-socorro

A menos de um mês de sua ampliação, o Pronto-socorro de Pelotas (PS), volta a passar por uma crise. A superlotação obrigou a instituição a reter macas das ambulâncias, até mesmo do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) para acomodar pacientes que estão pelos corredores.
O presidente da comissão de saúde da Câmara, Miltinho mostrou-se preocupado com a situação. Para o vereador umas das alternativas é uma atuação efetiva da central de leitos, promovendo um acompanhamento de quem entra, quem deve sair e para onde o enfermo deve ir. “Pode aumentar o quando quiser, mas enquanto não houver uma porta de saída vai continuar lotando” disse. No entanto o parlamentar alerta que é necessário uma cobertura para o PS. Trata-se dos leitos cedidos pelos outros hospitais da cidade conforme contrato estabelecido.
A convite do Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Francisco Neto, Martins participa nesta sexta e sábado, da 8ª Conferência de saúde do Município, e levantará novamente o debate sobre o Pronto-socorro do Município.

quarta-feira, 25 de julho de 2007

Ruas da cidade estão intrafegáveis

Ruas embarradas, esburacadas, sem condições de trafegabilidade e as escuras. A situação dos logradouros do município é tão alarmante, que a própria base do governo tem se mostrado insatisfeita com o poder Executivo. È constante a presença da comunidade pedindo por melhorias no legislativo.
O vereador Milton Martins tem dado voz a esses apelos, diariamente ele tem cobrado a Prefeitura seja em seus pronunciamentos ou através de proposições. Indignado com tanto descaso Miltinho apresentou ao parlamento uma “solução inovadora”. “Uma engenhoca que muitas crianças não conhecem” segundo ele. O petista levou o a tribuna um máquina de brinquedo “Não é uma coisa nova, mas desde 2004 não vemos uma dessas trabalhando” criticou o vereador. “onde estão as máquinas que trabalhavam anos bairros no governo passado” questionou.
Para Martins já é tempo para o Governo mostrar o básico que se espera de quem comando. “No mínino a prefeitura tem que fazer o - feijão com arroz – a infra-estrutura da cidade encontra em estado de calamidade” avalia.
Miltinho lembrou que o governo da frente Popular enfrentou muitos protestos, mas deixou a cidade limpa e iluminada. “O atual governo está constrangendo a cidade.Se quer escuta a comunidade, que era uma das suas prioridades na campanha”, completou.

terça-feira, 24 de julho de 2007

Empresa São Jorge recebe o Brasão de Pelotas

Nesta terça-feira (24), a Câmara de vereadores de Pelotas concedeu a outorga do Brasão de Pelotas para Empresa de transportes São Jorge Ltda, que completa 44 anos de atividades. A sessão especial que se realizou no plenário da Casa do Povo, contou com a participação da banda da Brigada Militar (BM), do musical Cerenepe, da Associação dos Deficientes Físicos de Pelotas (Asdfipel) que também homenageou a empresa, pioneira em carros adaptados para portadores de necessidades especiais. Também estiveram presentes da funcionários e outras autoridades.
A iniciativa dos vereadores, Miltinho (PT), Ademar Ornel (DEM) e Pedro Godinho (PMDB), que recebeu unanimidade, vem ao encontro do grande serviço prestado pela São Jorge a comunidade pelotense, principalmente aos moradores da zona rural. A transportadora prima pelo trabalho social, procurando atender a todos de forma qualificada, com ônibus adaptados e modernizados reduzindo a emissão de poluentes. “O parlamento acaba se agigantando quando homenageia uma empresa como esse aporte capital e com este trabalho diferenciado” disse Miltinho. O Executivo, reconhecendo este trabalho entregou a empresa, pelas mãos da secretária de Projetos Especiais Claudia Ferreira, projeto que contempla a história dos afro descendentes na cidade, para ser visualizada na frota de transporte coletivo. A empresa irá analisar o projeto.

História

Fundada em 1963 a Empresa São Jorge de transporte Ltda, iniciou suas atividades no transporte da zona rural,em 1996venceu a licitação para realizar a rota trabalhador, hoje conhecida como interbairros. É pioneira em veículos adaptados para deficientes possibilitando fácil deslocamento pela cidade e também nos primeiros carros com motorização eletrônica reduzindo a emissão de poluentes. Frequentemente renova e moderniza sua frota para melhor atender aos usuários.
No ano de 2005 a empresa deu início ao programa “Série Pelotas: Cidade Histórica”, Afim de incentivar a cultura no Município, através da divulgação dos prédio Históricos da cidade na pintura de seus veículos. Nesse mesmo ano, entregou à Cidade quatro novos ônibus, dotados de carrocerias GranVia - Mascarello, motorização eletrônica com chassis VW e MB. Os prédios contemplados foram a Cathedral, o Mercado Público, a Baronesa e o Grande Hotel. Em 2006, seguindo a mesma linha, durante as comemorações dos 194 anos da Cidade, a São Jorge entrega mais dois carros, que trazem consigo os Prédios da Prefeitura Municipal e do Theatro Sete de Abril.

Comissão de Saúde e Meio Ambiente analisa suspeita de crime ambiental



Na sexta-feira (13), na Câmara de Vereadores de Pelotas, realizou-se mais uma reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo. Neste encontro estiveram presentes representantes da comunidade do Laranjal, que se mostram bastante preocupados com a situação que se encontra o Pontal da Barra. Segundo o relato dos acontecimentos apresentado ao vereador Miltinho, há suspeita de crime ambiental.
No local referido, está situado o loteamento de mesmo nome, que passa por obras, cujos entulhos são jogados no canal e estão impedindo a absorção natural das águas. Com isso, além do prejuízo ao meio ambiente, ocasiona enchentes, alagamentos menores na localidade e proximidades, como o Novo Valverde. Miltinho acolheu a reivindicação que, segundo os moradores, não foi atendida pela própria Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA).
A comissão encaminhou, nesta reunião, um encontro com a participação de várias entidades: Ministério Público, Conselho Municipal de Proteção Ambiental (Compan), Patrulha Ambiental (Patram), SQA, a Associação de Canoagem do Laranjal e a associação comunitária do bairro. “Vamos organizar uma grande reunião para pressionar os responsáveis a fim de encaminhar uma solução” diz Miltinho. A Patram já esteve no loteamento Pontal da Barra e multou os infratores que, mesmo assim, seguem com as irregularidades.

terça-feira, 10 de julho de 2007

3º Congresso Municipal do PT


No último final de semana (07-08/de junho), mais de 300 militantes petistas se mobilizaram para participar do 3º Congresso Municipal do Partido dos trabalhadores. Evento no qual foram apresentadas e debatidas as teses do partido bem como apontou os delegados para integrar o encontro em âmbito estadual. A votação ocorreu no domingo, em uma disputa democrática entre as chapas 12 (construindo um novo Brasil), e 13 (mensagem ao partido). O grupo "Construindo um novo Brasil", que tem como líderes Fernando Marroni, Miltinho e Ellemar Wohjan, elegeu cinco delagados, enquanto que o movimento "Mensagem ao Partido", que tem a frente os companheiros Luciano Lima e Dione Manetti, apontou três delegados. A reunião contou com a participação de Olívio Dutra. "Foi um momento para se fazer um balanço para fortalecer o PT e recolocar o partido no caminho da vitória" destacou Miltinho.