domingo, 27 de julho de 2008

LEGISLATIVO DESTACA DIA MUNICIPAL DA CULTURA E DA PAZ

O Dia Municipal da Cultura e da Paz foi tema de audiência pública na sexta-feira (25) no Legislativo pelotense. A proposta do vereador Miltinho atendeu ao pedido das diversas instituições que se organizam em torno do tema: Brigada Militar, Patrulha Ambiental, Associação Pachamama, Movimento pela Paz, 26º Região Tradicionalista, 5º Coordenadoria Regional de Educação (CRE), CPERS Sindicato, entre outras instituições se fizeram presentes.
Para o vereador proponente, cultura e paz estão intrinsicamente ligadas. “Sem cultura é difícil termos paz”, avaliou Miltinho. No entendimento do representante da 5º CRE, professor Marco Vianna, a sociedade passa por um momento de esfriamento nos relacionamentos humanos, e disse que o desafio é o engajamento na luta pela paz. Presidente do Conselho de Cultura, Vitor Azubel, entende que a paz é derivada de uma cultura social de paz, onde as pessoas devem respeitar éticamente uma as outras. “Essa cultura deve ser regada todos os dias”, avalia Azubel.
O movimento pela paz, representado por Nelson Ribeiro, entregou o diploma “Amigos da Paz”, a pessoas que se destacaram na luta em busca da paz. Foram homenageados, o capitão da Patrulha Ambiental de Pelotas, Marcio Faccin, irmã Assunta e Gilberto Peres de Moura; também receberão o diploma, o promotor José Olavo Passos e o Banco Madre Tereza de Calcutá, que não puderam comparecer ao encontro.
Ao final do encontro o vereador Miltinho, destacou a participação da 26º região do MTG, pois para o vereador, as tradições gaúchas remetem muito à paz. “Como, por exemplo, o chimarrão que promove o diálogo e por conseqüência a paz”, finalizou o parlamentar. Encerrando a audiência foi executado o hino da paz.

CÂMARA HOMENAGEIA 200 ANOS DE FUNDAÇÃO DO BANCO DO BRASIL

A manhã de terça-feira (22) foi de homenagem no poder Legislativo. A Câmara de Vereadores de Pelotas, atendendo à proposição do vereador Milton Martins – Miltinho (PT) destacou os 200 anos de fundação do Banco do Brasil (BB), e os 90 anos de sua instalação em Pelotas. O vereador Miltinho entregou uma placa alusiva à data, ao superintendente regional da instituição, Jaime Francisco Schwartz. Funcionários ativos e aposentados acompanharam a sessão.
O Banco do Brasil é a principal instituição bancária da América do Sul. A agência Pelotas é 29ª do País e a 1ª do interior do Estado. No Rio Grande do Sul o BB detém números importantes como, por exemplo, a representação de 16% dos créditos agrícolas, 70% dos créditos dos pequenos produtores rurais. O banco ainda representa três bilhões em créditos de pessoas físicas, entre outros números importantes.
Miltinho disse estar honrado em poder homenagear uma instituição tão importante que vem desempenhado um trabalho ímpar para o desenvolvimento do município, Estado e do País. "O Banco do Brasil é mais do que um banco, é uma instituição referência em todo País. Instituição que tem a AABB, que além de proporcionar o lazer aos seus servidores, é uma entidade social que financia projetos ajudando no desenvolvimento do Brasil", disse Martins; falou ainda que a sua ligação com o Banco do Brasil é ainda maior pois seu Chefe de Gabinete, Paulo Souza, foi servidor daquele Banco e presidente por vários anos da AABB-Pelotas
O superintendente regional, Jaime Schwartz, falou um pouco sobre a história e as estatísticas do BB, e agradeceu o reconhecimento. "Os colegas aqui presentes com certeza estão felizes, pois são momentos como esse que nos impulsionam para continuarmos com nossa caminhada", destacou o superintendente.