skip to main |
skip to sidebar
O Dia Municipal da Cultura e da Paz foi tema de audiência pública na sexta-feira (25) no Legislativo pelotense. A proposta do vereador Miltinho atendeu ao pedido das diversas instituições que se organizam em torno do tema: Brigada Militar, Patrulha Ambiental, Associação Pachamama, Movimento pela Paz, 26º Região Tradicionalista, 5º Coordenadoria Regional de Educação (CRE), CPERS Sindicato, entre outras instituições se fizeram presentes.
Para o vereador proponente, cultura e paz estão intrinsicamente ligadas. “Sem cultura é difícil termos paz”, avaliou Miltinho. No entendimento do representante da 5º CRE, professor Marco Vianna, a sociedade passa por um momento de esfriamento nos relacionamentos humanos, e disse que o desafio é o engajamento na luta pela paz. Presidente do Conselho de Cultura, Vitor Azubel, entende que a paz é derivada de uma cultura social de paz, onde as pessoas devem respeitar éticamente uma as outras. “Essa cultura deve ser regada todos os dias”, avalia Azubel.
O movimento pela paz, representado por Nelson Ribeiro, entregou o diploma “Amigos da Paz”, a pessoas que se destacaram na luta em busca da paz. Foram homenageados, o capitão da Patrulha Ambiental de Pelotas, Marcio Faccin, irmã Assunta e Gilberto Peres de Moura; também receberão o diploma, o promotor José Olavo Passos e o Banco Madre Tereza de Calcutá, que não puderam comparecer ao encontro.
Ao final do encontro o vereador Miltinho, destacou a participação da 26º região do MTG, pois para o vereador, as tradições gaúchas remetem muito à paz. “Como, por exemplo, o chimarrão que promove o diálogo e por conseqüência a paz”, finalizou o parlamentar. Encerrando a audiência foi executado o hino da paz.
A manhã de terça-feira (22) foi de homenagem no poder Legislativo. A Câmara de Vereadores de Pelotas, atendendo à proposição do vereador Milton Martins – Miltinho (PT) destacou os 200 anos de fundação do Banco do Brasil (BB), e os 90 anos de sua instalação em Pelotas. O vereador Miltinho entregou uma placa alusiva à data, ao superintendente regional da instituição, Jaime Francisco Schwartz. Funcionários ativos e aposentados acompanharam a sessão.
O Banco do Brasil é a principal instituição bancária da América do Sul. A agência Pelotas é 29ª do País e a 1ª do interior do Estado. No Rio Grande do Sul o BB detém números importantes como, por exemplo, a representação de 16% dos créditos agrícolas, 70% dos créditos dos pequenos produtores rurais. O banco ainda representa três bilhões em créditos de pessoas físicas, entre outros números importantes.
Miltinho disse estar honrado em poder homenagear uma i
nstituição tão importante que vem desempenhado um trabalho ímpar para o desenvolvimento do município, Estado e do País. "O Banco do Brasil é mais do que um banco, é uma instituição referência em todo País. Instituição que tem a AABB, que além de proporcionar o lazer aos seus servidores, é uma entidade social que financia projetos ajudando no desenvolvimento do Brasil", disse Martins; falou ainda que a sua ligação com o Banco do Brasil é ainda maior pois seu Chefe de Gabinete, Paulo Souza, foi servidor daquele Banco e presidente por vários anos da AABB-Pelotas
O superintendente regional, Jaime Schwartz, falou um pouco sobre a história e as estatísticas do BB, e agradeceu o reconhecimento. "Os colegas aqui presentes com certeza estão felizes, pois são momentos como esse que nos impulsionam para continuarmos com nossa caminhada", destacou o superintendente.