sexta-feira, 9 de maio de 2008

PROMOTOR JOSÉ OLAVO BUENO DOS PASSOS É CIDADÃO PELOTENSE


O Legislativo de Pelotas outorgou, na noite de quarta-feira (07/05), o título de Cidadão Pelotense ao promotor José Olavo Bueno dos Passos. Há 35 anos atuando na cidade, Passos realiza um trabalho diferenciado à frente da Promotoria da Infância e Juventude, bem como junto as casas-lares de Pelotas. A homenagem proposta pelo vereador Milton Martins (PT), recebeu unanimidade dos parlamentares. Estiveram presentes na cerimônia o procurador-geral do Estado, Mauro Renner, diversas autoridades da área jurídica, amigos, colegas e alunos do homenageado.
Miltinho destacou que apenas o fato de ser Promotor da Justiça já é motivo suficiente para que Passos recebesse a homenagem: "Não há função mais nobre que promover a justiça, admiro o promotor José Olavo Passos como pessoa, pela sua postura e atitude forte na defesa da criança e do jovem, e por suas ações; mas só o fato de ser Promotor da Justiça já bastaria para receber tal título", explicou Martins. O vereador encerrou sua fala citando um texto que se refere à criança, de autoria do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
Visivelmente emocionado, José Olavo Passos agradeceu a homenagem, e disse que era um sonho receber o título da cidade que o adotou e onde constituiu sua vida. "Eu sonhava em um dia ser cidadão pelotense, é uma honra para mim receber este título de um vereador que tem história, de alguém que tem porte para homenagear não a mim, mas a minha instituição, o Ministério Público, vindo de quem veio tenho certeza de que é uma homenagem sincera", disse o promotor. "Hoje recebi minha nova certidão de nascimento", conclui Passos.
Natural de Dom Pedrito, José Olavo Passos tem se dedicado a busca de melhorias na qualidade de vida de crianças e jovens do município. Graduou-se em Direito em 1983, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No Ministério Público, atua desde maio de 1988. É autor de quatro livros sobre sua área de atuação. São de sua autoria projetos como oficinas profissionalizantes, inclusão digital, capacitação de monitores, professores de educação infantil, conselheiros tutelares e trabalhadores dos abrigos e casas-lares da cidade.

Nenhum comentário: