sexta-feira, 30 de maio de 2008

MILTINHO SOLICITA INSTALAÇÃO DE SEMÁFORO NAS PROXIMIDADES DA ESCOLA SANTA MÔNICA

Preocupado com a segurança de crianças, jovens e adultos que circulam diariamente junto ao grande tráfego de veículos pela rua Marechal Deodoro, o vereador Miltinho, encaminhou proposição para implantação de semáforo no entroncamento com a rua Sete de Setembro. O parlamentar solicita também a implantação de sinalização adequada, afim de garantir segurança para pedestres e motoristas.
A Marechal Deodoro é uma das ruas de maior fluxo de carros e transeuntes de Pelotas. No cruzamento com a rua Sete de Setembro fica localizada a escola Santa Mônica, que atende a um número considerável de crianças e jovens, aumentando ainda mais o movimento na localidade, necessitando, portanto, de atenção redobrada.
A iniciativa de Miltinho visa coibir acidentes e tranqüilizar o trânsito para o deslocamento seguro da comunidade escolar e população em geral.

quinta-feira, 15 de maio de 2008

AUDIÊNCIA PÚBLICA DEBATE ALTERNATIVAS PARA CRISE NA TRAUMATOLOGIA EM PELOTAS

A Câmara de Vereadores debateu ,nesta quarta-feira (14/05), a crise da traumatologia na saúde pública de Pelotas. O encontro, proposto pelo vereador Miltinho presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo, contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde, do Ministério Público (MP), do Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (SIMERS), do Conselho Regional de Saúde, e de hospitais do município. Para o vereador Miltinho, o tema em debate já é de conhecimento geral de toda população, e o momento é de partir para definições. "Creio que há uma disposição e boa vontade de todas as partes em solucionar esta crise. Espero hoje ultrapassar os detalhes que faltam para criarmos soluções para a traumato em Pelotas", disse Miltinho.
O Secretário Francisco Isaias, disse entender a situação dos profissionais da traumatologia. O titular da SMSBE está elaborando um documento com o aval do SIMERS e do Ministério Público, onde prorroga o convênio com as universidades Federal (UFPel) e Católica (UCPel), a fim de garantir a gestão tripartiti do PSP, e com isso negociar com o Ministério da Saúde o aumento no teto (aporte financeiro), para R$ 500 mil, mais R$ 200 mil para área de traumatologia. "Acredito que até o final desta semana definiremos isso, e assim sentar com os médicos para atender suas solicitações", informou Isaias.
Na concepção de Gislaine Silveira do SIMERS, o problema é estrutural. "Falta retaguarda para os profissionais, leitos e blocos para cirurgia. O médico quer fazer a sua parte, mas as outras entidades envolvidas também têm que cumprir a sua parte", diz a delegada do sindicato. A representante do Ministério da Saúde, Clarita Silva de Souza disse que a entidade está à disposição para resolver o problema. No seu entender, a volta de Pelotas às negociações, através do documento que será enviado pelo secretário, já é 'meio caminho andado' para a solução. "Pelotas tem capacidade técnica e humana, tem estrutura, e já existem investimentos na área de saúde.;o município está pleiteando um direito seu, que é o aumento do teto, se municípios menores já conseguiram porque Pelotas não conseguirá". Disse Clarita. A intenção do secretário Isaias é de repassar o documento ao Ministério ainda nesta quarta-feira (14), para que o mais rápido possível se posse definir a situação da saúde em Pelotas, e desta maneira o município volte a atender seus pacientes com qualidade. Também participaram da audiência, Luis Guilherme Beletti, do Conselho Regional de Saúde e o presidente do conselho Municipal de Saúde, Francisco Assis Neto.

sexta-feira, 9 de maio de 2008

DIA DAS MÃES

Um dia destes passei por um bairro de nossa cidade e avistei algumas crianças brincando de roda, uma delas entrava na roda e declamava um versinho e ao lado delas algumas mães assistiam a tudo orgulhosamente. Parei o carro e o meu pensamento levou-me até a minha infância e eu comecei a pensar em um verso que sempre me emociona, principalmente na data dedicada as MÃES:


"Eu vi minha mãe rezando
Aos pés da Virgem Maria,
Era uma Santa escutando
O que outra santa dizia."


Quero, com este verso singelo que aprendemos quando criança, homenagear a todas as mulheres maravilhosas que receberam a benção de ser MÃE!


Salve o dia 11 de maio de 2008 - DIA DAS MÃES!

AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE TRAUMATOLOGIA

Conforme havia adiantado, o Vereador Miltinho - Presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal- convocou uma Audiência Pública para tratar sobre o grave problema da traumatologia em Pelotas. A referida audiência ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 14/05, às 10h e 30 min no plenário da Casa do povo.
Está confirmada a presença da Sra. Clarita Souza - representando o Ministério da Saúde-, do Promotor Paulo Charqueiro, do Secretário Municipal de Saúde Francisco Isaias, do Presidente do Conselho Municipal de Saúde e do Conselho Regional de Saúde além de Diretores das Instituições de Saúde de nossa cidade; foram convidados também a Secretaria Estadual de Saúde, a Diretoria do SIMERS - representante dos médicos traumatologistas-, bem como a população em geral, pois trata-se de uma Audiência Pública.

MILTINHO ENCAMINHA PROJETO DE LEI PARA ADMISSÃO DE ESTAGIÁRIOS NO SERVIÇO PÚBLICO

O vereador Milton Martins – Miltinho (PT) protocolou na Câmara projeto de lei que torna obrigatória a seleção pública para admissão de estagiários, tanto no âmbito da prefeitura quanto na Câmara Municipal.
A inserção do jovem no mercado de trabalho é um tema muito debatido ao longo dos anos e um anseio da população mais nova em todo o País. Levando em consideração que Pelotas é um pólo estudantil, com universidades, escola técnica, diversas escolas de qualidade, entre elas o Colégio Pelotense, maior educandário municipal da América Latina, a proposta do parlamentar visa assegurar igualdade para todos os jovens que pleiteiam um trabalho.
O Projeto de Lei quer evitar que as vagas proporcionadas para estagiários sejam ocupadas sem qualquer critério democrático e técnico. No município, o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), auxilia aos adolescentes na busca pelo primeiro emprego, mas nem sempre os mais qualificados é que acabam selecionados; a proposta de Miltinho tem a função de coibir esses equívocos: "Queremos oportunizar uma seleção imparcial com igualdade de oportunidade a todos e acabar com o apadrinhamento, garantindo ao jovem o direito de ter um emprego pela sua competência, em uma disputa justa com outros candidatos", explica o vereador.

PROMOTOR JOSÉ OLAVO BUENO DOS PASSOS É CIDADÃO PELOTENSE


O Legislativo de Pelotas outorgou, na noite de quarta-feira (07/05), o título de Cidadão Pelotense ao promotor José Olavo Bueno dos Passos. Há 35 anos atuando na cidade, Passos realiza um trabalho diferenciado à frente da Promotoria da Infância e Juventude, bem como junto as casas-lares de Pelotas. A homenagem proposta pelo vereador Milton Martins (PT), recebeu unanimidade dos parlamentares. Estiveram presentes na cerimônia o procurador-geral do Estado, Mauro Renner, diversas autoridades da área jurídica, amigos, colegas e alunos do homenageado.
Miltinho destacou que apenas o fato de ser Promotor da Justiça já é motivo suficiente para que Passos recebesse a homenagem: "Não há função mais nobre que promover a justiça, admiro o promotor José Olavo Passos como pessoa, pela sua postura e atitude forte na defesa da criança e do jovem, e por suas ações; mas só o fato de ser Promotor da Justiça já bastaria para receber tal título", explicou Martins. O vereador encerrou sua fala citando um texto que se refere à criança, de autoria do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho.
Visivelmente emocionado, José Olavo Passos agradeceu a homenagem, e disse que era um sonho receber o título da cidade que o adotou e onde constituiu sua vida. "Eu sonhava em um dia ser cidadão pelotense, é uma honra para mim receber este título de um vereador que tem história, de alguém que tem porte para homenagear não a mim, mas a minha instituição, o Ministério Público, vindo de quem veio tenho certeza de que é uma homenagem sincera", disse o promotor. "Hoje recebi minha nova certidão de nascimento", conclui Passos.
Natural de Dom Pedrito, José Olavo Passos tem se dedicado a busca de melhorias na qualidade de vida de crianças e jovens do município. Graduou-se em Direito em 1983, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). No Ministério Público, atua desde maio de 1988. É autor de quatro livros sobre sua área de atuação. São de sua autoria projetos como oficinas profissionalizantes, inclusão digital, capacitação de monitores, professores de educação infantil, conselheiros tutelares e trabalhadores dos abrigos e casas-lares da cidade.

terça-feira, 6 de maio de 2008

MILTINHO PODE CONVOCAR AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER CRISE NO PSP

Na última terça-feira (29/04), a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Câmara, reuniu-se para ampliar o debate sobre a crise no Pronto-Socorro de Pelotas (PSP), no que se refere a situação dos atendimentos de traumatologia. O presidente da Comissão vereador Milton Martins, esteve no Ministério Público (MP) com o Promotor Paulo Charqueiro, pedindo providências para a situação cáotica da saúde no Município. Mesmo com a disposição do MP, para auxiliar na busca de alternativas para a traumato em Pelotas, o problema persiste. O vereador Miltinho deve promover um audiência pública, com a participação do Ministério da Saúde, através da representante Clarita de Souza. "Esta crise está se agravando, não podemos perder a referência na traumatologia, temos que buscar alternativas imediatas", diz Martins.
O PSP, continua sem atendimento em traumatologia, os médicos especialistas da área exigem condições mínimas para atender aos pacientes e a retaguarda dos Hospitais da cidade. As instituições de saúde mostram disposição em resolver a problemática, mas cobram uma política mais eficiente para saúde pública do Município. "O governo precisa definir um política para saúde de Pelotas, e também o aporte financeiro necessário para o serviço de traumatologia", cobra Miltinho. "Está insustentável, vou entrar em contato com o Ministério da Saúde e se necessário convocar uma audiência pública para buscar alternativas para a crise", conclui o parlamentar.
Os pacientes da traumatologia continuam sendo encaminhados a Rio Grande.