segunda-feira, 26 de novembro de 2007

CENTRO DE DIABETES E HIPERTENSÃO FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

A câmara de vereadores de Pelotas promoveu na quinta-feira (22), audiência pública para tratar do Centro de Diabetes e Hipertensão de Pelotas. A iniciativa partiu do vereador Miltinho, e recebeu o aval unânime da casa. O encontrou serviu para apresentação do projeto do centro aos parlamentares,e culminou com a proposta de elaboração de uma proposição para que o centro possa receber a verba necessária para dar início as suas atividades.
Abrindo o encontro Miltinho falou sobre a importância do tema. “ Estou mobilizado nesta causa nobre e justa, e quero convencer os vereadores sobre a importância deste tema”, disse. O legislador propôs a formação de uma comissão de vereadores para tratar do caso junto ao governo em Porto Alegre. “Proponho a formação de uma comissão de vereadores para exigir do estado a verba necessário para o início dos trabalhos desta importante instituição”, afirmou o vereador.
A professora Vera Maria Freitas da Silveira, idealizadora do centro, apresentou o projeto e lembrou da necessidade do auxilio do poder legislativo para o funcionamento do centro. “Enviamos um projeto ao Ministério da Saúde, para custeio do centro que tem grandes chances de ser aprovado,e no entanto a instituição pode nem estar em atividade, e perderemos a verba”, avalia a professora. Há sete (7) anos, Vera tenta a regularização da entidade.
O centro de Diabetes e Hipertensão de Pelotas, orgão aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, é uma instituição que comporta casos de média complexidade. No ano de 2004, foi aprovado, na consulta popular, no valor de R$ 574 mil, para construção da área físca. Em 2005 um novo projeto foi aprovado pela consulta popular, para aquisição de móveis e equipamentos, no valor de R$ 347 mil. No entanto esse fundo ainda não foi repassado. A entidade conta atualmente com um andar inteiro do antigo hospital Santa Tereza, e aguarda apenas o mobiliário e o material adequado para iniciar o atendimento aos inúmeros pacientes. A demora no repasse, além dos transtornos aos enfermos, pode causar a deteriorização da estrutura do centro.
Ao final do encontro, além da comissão de vereadores, uma proposição assinada por todos os legisladores será encaminhado ao governo do estado afim de pressionar para liberação da verba. Assim com os devidos equipamentos, a instituição poderá atender a população que espera ansiosa por este essêncial serviço.

Nenhum comentário: