terça-feira, 29 de dezembro de 2009

MILTINHO HOMENAGEIA A UCPEL E OUTORGA O TÍTULO DE CIDADÃO EMÉRITO A JOÃO BACHILLI

Na tarde de terça-feira (22) a Câmara Municipal transferiu seus trabalhos para o auditório Dom Antônio Zattera, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Na oportunidade, atendendo a proposição do vereador Miltinho o Legislativo prestou homenagem aos 49 anos da instituição, e outorgou o título de Cidadão Emérito a João Bachilli, diretor do grupo circense Tholl. O reitor Alencar de Mello Proença, e João Bachilli, receberam do parlamentar placas alusivas as distinções. A execução dos hinos nacional, riograndense e de Pelotas, saíram dos acordes do violino do maestro Leonardo Oxley. Ao Lado de Sulivan Rass, Oxely encerrou a sessão solene com uma apresentação musical, os músicos fazem parte do curso de Produção Fonográfica da UCPel.
Miltinho destacou que não havia momento melhor para tais homenagens. “Ao findar de mais um ano, em um momento de celebração, temos mais estes dois motivos para comemorar, os 49 anos da nossa UCPel, e a entrega desta distinção para João Bachilli”, disse o vereador. “Falo com o coração, ao dizer que estou honrado em homenagear aqueles que fazem pela educação e cultura, dois pilares que caracterizam nossa sociedade, e levam o nome de Pelotas por todo o Brasil”, finalizou Martins.
O diretor do grupo Tholl, bastante emocionado, agradeceu a homenagem e pediu o apoio dos vereadores para área da cultura.”Obrigado Miltinho pela homenagem, e obrigado a UCPel pelo apoio desde o início do grupo Tholl. Peço aos vereadores, por confiar em vocês, que façam o possível para o desenvolvimento da cultura em Pelotas”, disse Bachilli. O reitor, Alencar Proença, também visivelmente emocionado, disse sentir-se homenageado pelo povo Pelotense. “Ao receber esta homenagem do poder que representa tão bem o povo, a UCPel sente-se homenageada pela comunidade de Pelotas”. Um vídeo institucional contou de forma breve e história da universidade.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

MILTINHO PRESIDENTE DO LEGISLATIVO PELOTENSE


Conforme o artigo 9º do Regimento Interno, a Câmara Municipal realizou, na manhã desta terça-feira (15), a eleição dos vereadores que irão dirigir a Casa em 2010. Respeitando o acordo feito no início desta legislatura foi eleito por unanimidade como presidente o vereador Miltinho (PT). Para assumir a primeira vice-presidência o eleito foi o vereador Pedrinho (PMDB). Na segunda-vice-presidência o nome escolhido foi o do vereador Zequinha (PDT). Já a primeira e a segunda secretarias, ficaram com os vereadores Diaroni (PT) e Prof. Adinho (PPS), respectivamente.
Miltinho considerou este um processo tranquilo. “Venceu a serenidade, os compromissos assumidos. Na política isto tem valor. Todos os partidos comprometidos assumiram o acordo feito”. Ele disse ainda que fará uma administração responsável e com dedicação.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PRESIDÊNCIA

Em reunião nesta quinta-feira (10) a tarde, a Executiva do PT, em decisão unânime, indicou o nome do vereador Miltinho, atual líder da bancada, para presidência da Câmara em 2010. Segundo rodÍzio acordado entre os vereadores, no próxima ano a presidencia do Legislativo será do Partido dos Trabalhadores, e o nome do vereador Miltinho conta com apoio do partido e dos companheiros de bancada.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA NAS TRÊS VENDAS

A escuridão das ruas tem preocupado os moradores das Três vendas, zona norte de Pelotas, que procuraram o auxílio do vereador Miltinho. O vereador encaminhou proposição solicitando a reposição de luminárias no Residencial XV de Julho, bem como em todo Bairro das Três vendas. Através do seu programa “Pé no Bairro”, o parlamentar visitou a localidade verificando os problemas de iluminação. A praça da rua 5 do residencial está às escuras, o que causa insegurança aos moradores. Lâmpadas quebradas e queimadas estão espalhadas por todo o bairro. A comunidade já solicitou diversas vezes a reposição, mas até gora não foram atendidos, por isto Miltinho pede que o atendimento seja realizado de forma urgente.

CÂMARA VAI ESTUDAR PROJETO PARA BENEFICIAR AGENTES DE SAÚDE

Nesta segunda-feira (7) a Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo reuniu-se mais uma vez com os 24 agentes de saúde que trabalham na colônia. O presidente da comissão, vereador Miltinho, acompanhado pelos vereadores Diaroni Santos e Eduardo Leite (PSDB), solicitou a assessoria jurídica da Casa um parecer sobre a situação dos servidores, modo de ingresso e na prefeitura e o direito ao difícil acesso. Também será elaborada uma proposta de projeto de Lei, para beneficiar a categoria nestes mesmos pontos.Os agentes de saúde perderam o benefício, garantido por lei, por trabalhar em local de difícil acesso, Não bastasse isso a prefeitura está descontando valor já pago referente ao benefício. Alguns servidores já têm no contra-cheque o desconto de R$ 218,00, que vira num total de 10 parcelas. Uma comissão com representantes da categoria, acompanhados pelos parlamentares irão se reunir com o Ministério Público (MP) a fim de buscar alternativas.

AUMENTO DO IPTU E TARIFA D'ÁGUA COMEÇAM A GERAR POLÊMICA

O vereador Miltinho, líder da bancada do PT, chamou atenção para as consequências do aumento do IPTU. "Nossa bancada vive lotada de pessoas querendo entender o porque de um aumento tão absurdo", disse Miltinho. Em algumas residências o aumento chegou a duplicar o valor do imposto.A bancada do PT foi contraria ao projeto de aumento do IPTU.
ÁGUA
A tarifa da água é outra polêmica a qual o vereador destacou. Está em trâmite judicial se a água será cobrada por taxa ou tarifa. Sendo cobrada por taxa, o aumento por exemplo , tem que ser votado anualmente pela Câmara, por tarifa, o aumento pode ser definido por decreto assinado pelo Prefeito. Miltinho entende que a cobrança por tarifa, mas levando em conta o consumo, é a forma mais justa. "Atualmente a pessoa paga pelo tamanho da casa, entendo que a forma mais justa seria pela consumo d'água", disse o parlamentar.
Este indefinição prejudica uma melhor análise do orçamento do município para 2010, já que o SANEP tem orçamento próprio e sem a definição da cobrança por taxa ou tarifa, não se sabe ao certo o impacto financeiro no orçamento da autarquia e como isso vai influenciar na projeção do município para o próximo ano.
"Hoje a tarde às 15h, o Prefeito se reúne com os vereadores, e vamos tentar chegar a um acordo. Não queremos causar problemas para a administração", disse Miltinho, que é o relator da Comissão da Orçamento e Finanças (COF) do Legislativo.

SITUAÇÃO DOS POSTINHOS E AGENTES DE SAÚDE NA PAUTA DA COMISSÃO DE SAÚDE DO LEGISLATIVO


A Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo, coordenada pelo seu presidente, vereador Miltinho reuniu-se para tratar da situação dos Agentes de Saúde e da defasagem no serviço prestado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), os postinhos, do Simões Lopes e Monte Bonito. Mesmo tendo confirmado presença o secretário da Saúde do município, Francisco Isaías, não compareceu mas justificou que estava no Rio de Janeiro tratando de assuntos da sua pasta, sua ausência foi duramente criticada pela comunidade. Na próxima quinta-feira (3) a partir das 13h30min ocorrerá uma reunião na secretaria de Saúde (SMS) que tratará das duas pautas. Os vereadores Miltinho, Diaroni Santos, Ivan Duarte, ambos do PT, e Eduardo Leite (PSDB) acompanharão os servidores. O debate envolvendo os agentes de saúde iniciou a reunião. A categoria teve o benefício de difícil acesso, para aqueles que trabalham na colônia, cortado por um decreto assinado pelo prefeito, alegando contensão de despesas. Não bastasse isso, a prefeitura quer a devolução da quantia já paga, referente ao benefício, aos agentes. Na quinta-feira às 13h30min, vereadores e uma comissão da categoria se reúnem com Isaías.A situação dos postos de saúde também será discutida em encontro na quinta-feira, às 14h30min. Segundo levantamento feito pela comissão de saúde, os postos do Simões Lopes e Monte Bonito, sofrem com falta de medicamentos, falta de médicos que deixam de atender nos postos por propostas salariais melhores, além do horário de atendimento não ser compatível com a demanda. A comunidade quer soluções imediatas. “Queremos uma solução agora, saúde não pode esperar. Que façam contenção de despesas diminuindo o número de CCs, não cortando o salário dos agentes. Preferimos um posto com atendimento básico qualificado do que superlotar o pronto socorro” protestou Nelo Freitas, representante da comunidade do Simões Lopes. “Esta gestão não está preocupada com a saúde do povo. Onde está o senhor secretário, que não está aqui nos ouvindo”, questionou a senhora Neida, também moradora do Simões Lopes. A defasagem salarial é o principal problema para manter os médicos trabalhando nos postos e nos programas de saúde.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

WALDYR STUMPF É CIDADÃO PELOTENSE

A Câmara Municipal de Pelotas em conjunto com a Câmara do Capão do Leão, outorgou o título de Cidadão pelotense, ao chefe-geral da Embrapa Clima Temperado Waldir Stumpf Junior. A homenagem foi proposta pelos vereadores Miltinho, vice-presidente do Legislativo pelotense e Mauro Nolasco (PT), presidente da Câmara do município do Capão do Leão. O diretor Executivo da Embrapa, José Geraldo Eugênio de França, também foi homenageado, e foi representado na solenidade pelo diretor Ederlon Ribeiro de Oliveira. A solenidade ocorreu no auditório da Embrapa, localizado na Cascata, 5º Distrito de Pelotas.
Waldyr Stumpf assumiu como chefe-geral em 2007. Ele ingressou na Embrapa em março de 1986, é doutor em Zootecnia pela UFRGS e de 2003 até 2007 exerceu o cargo de adjunto de P&D, quando se descompatibilzou para concorrer ao posto de chefe-geral. Ele foi escolhido ao final de um processo público que durou cerca de três meses e envolveu exame de currículo, apresentação e defesa de proposta de trabalho e avaliação de capacidade gerencial.
“Stumpf tem demonstrado muita competência no comando da Embrapa. Por tudo que a instituição tem feito pelo desenvolvimento de Pelotas, e pela valorização aos nossos produtores rurais, nada mais justo que esse reconhecimento do poder Legislativo”, avaliou Miltinho