terça-feira, 30 de novembro de 2010

PROJETO NEGRO RS NA CÂMARA DE VEREADORES



Na quinta-feira, 25 de novembro, foi lançada em Pelotas a 2ª Edição do “Projeto Negro RS: educando para a diversidade”, que tem a curadoria e coordenação executiva da jornalista Sátira Machado. O objetivo é buscar os efeitos da lei federal que determina a inclusão da história e da cultura afro-brasileira no currículo oficial da rede nacional de ensino.

Atendendo ao meu convite, e do colega Ademar Ornel, a cerimônia foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores de Pelotas e teve o objetivo de aproximar o Poder Legislativo das celebrações e reflexões desenvolvidas por diferentes setores da comunidade para a construção efetiva da Consciência Negra.
Para o reconhecimento da cultura afro, o Projeto Negro RS está apresentado num kit composto por livro, revista, vídeo-documentário, posterbook e CD´s com aulas e depoimentos. O material foi elaborado por profissionais de diferentes áreas, entre eles, três escritoras pelotenses: Georgina Nunes, Beatriz Loner e Fernanda Silva. O destaque artístico-cultural do evento foi a apresentação da cantora Giamarê, acompanhada pelo músico Beethoven Ortiz e o Grupo de Dança Renovação, coordenado pela coreógrafa Marta Neves. Após a cerimônia foi servido um coquetel típico da cultura afro-brasileira; aproveito para parabenizar a equipe de trabalho, em especial a Sônia e a Nara pela excelência na organização.
O evento foi prestigiado por mais de 100 pessoas, entre elas, representantes dos movimentos Rasta Sul, Forum Social do Movimento Negro de Pelotas, Central Única das Favelas – Pelotas, Associação dos Catadores de Lixo de Pelotas, Escola do Núcleo Habitacional Dunas, Colégio Municipal Pelotense, Faculdade Senac – Pelotas, Banda Carnavalesca Família, Escolas de Samba General Telles e Imperatriz da Zona Norte.
O Projeto Negro RS está disponível, gratuitamente, no portal da PUCRS (http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/rsnegro). Uma iniciativa da Secretaria da Justiça e Desenvolvimento Social, da Fundação do S.C. Internacional, financiada pelo Grupo CEEE, para a implantação da Lei 10.639.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

REABERTURA DO JOCKEY CLUBE DE PELOTAS



No domingo, 21 de novembro, estive representando o Legislativo Pelotense na cerimônia de reabertura do Jockey Clube de Pelotas.

Durante dois anos, a entidade presidida por Carlinhos Mazza enfrentou uma série de problemas administrativos até obter novamente a autorização do governo federal para retomar a realização dos páreos tradicionais, dando sequência a uma história iniciada em 1930.

Ressalto a importância do esporte, cujo acesso é gratuito, democratizando a participação dos diferentes públicos admiradores do turfe. O jockey Vilmar Nunes, aos 71 anos de idade, abriu a programação com um galope simbólico e, na sequência, dois páreos completaram a tarde no Hipódromo da Tablada. Segundo o vice-presidente do Jockey Clube, Renato Braga, no próximo dia 5 de dezembro, haverá mais programação.


Quero daqui parabenizar ao Presidente Carlinhos Mazza pela "luta" travada para que pudessemos ter novamente o Jockey Clube em funcionamento, já que é o único aqui na região sul. Parabéns a todos que trabalharam pelo reerguimento do nosso Jockey Clube de Pelotas.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

MILTINHO VISITA OBRAS NA RUA COMENDADOR RAFAEL MAZZA










Na quinta-feira (18/11) estive visitando, e fiscalizando, o andamento das obras na Rua Comendador Rafael Mazza - conhecida como Rua das Traíras - juntamente com o Secretário de Serviços Urbanos Caco Villar.





Fomos recebidos pelo Sr. João Ruivo, Diretor da Empresa Biscoitos Zezé, que efetivou a parceria com a Prefeitura Municipal e com o SANEP doando os tubos e o material para que fosse tubulada a valeta desde a rótula com a Avenida Domingos de Almeida até o primeiro prédio existente em frente à Empresa.





O serviço está sendo realizado por uma equipe do SANEP, que também deverá verificar as demais tubulações a fim de prevenir cheias naquela região, já que existem tubos de várias bitolas, o que dificulta o escoamento das águas.





A parceria foi encaminhada através do meu gabinete na Câmara de Vereadores e os serviços foram executados com presteza, o que demonstra que parcerias , quando bem encaminhadas, beneficiam a população.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

PRESIDENTE MILTINHO E A MESA DIRETORA ENCAMINHAM A REALIZAÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO NA CÂMARA DE VEREADORES APÓS 12 ANOS

MESA DIRETORA APROVOU E ENCAMINHOU A REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO NO LEGISLATIVO PELOTENSE.



Os cargos mais procurados são os de Escrevente e Oficial legislativo

Após um exaustivo trabalho interno, realizado pela comissão nomeada para encaminhar a realização do Concurso Público, recebi nesta semana os números do Concurso Público que está em andamento na Casa. De acordo com a comissão responsável pelo processo 13.584 pessoas se inscreveram na disputa das 20 vagas oferecidas. Os cargos mais procurados são os de Escrevente Legislativo, onde 4.941 candidatos disputarão 3 vagas e Oficial Legislativo com 3.762 pretendentes para 4 vagas. Ainda se destacam os cargos de Contador, 144 inscritos para 1 vaga e Intérprete de Libras, 53 para 2 vagas. O período de inscrição, exclusivamente pela internet, foi encerrado no dia 30 de outubro. O concurso será realizado no dia 19 de dezembro de 2010 e as provas estão sendo elaboradas pela FUNCEFET


O último concurso público realizado na Câmara de Vereadores de Pelotas foi no ano de 1998 e, após muito trabalho, estamos com tudo organizado para que este concurso de 2010 - após 12 anos - seja um sucesso e realmente premie àqueles que tenham melhor capacidade para integrar os quadros do Legislativo Pelotense.




segunda-feira, 15 de novembro de 2010

MILTINHO : MINHA HISTÓRIA...




Reproduzo a entrevista que dei ao Jornal "Tradição"



Milton Martins, Presidente do Legislativo Pelotense

Milton Rodrigues Martins, mais conhecido como Miltinho, atua no Legislativo pelotense desde 1988 e atualmente, em seu sexto mandato consecutivo como vereador é também presidente da Câmara de Vereadores de Pelotas, além de já ter concorrido três vezes como deputado, duas estadual e outra federal.

Filho de retirantes do êxodo rural em Canguçu, onde nasceu em 1953. No entanto, em virtude da industrialização mudou-se para Pelotas no final da década de 1950. Pertencente a uma família grande, de oito irmãos, Miltinho afirma ter começado cedo a contribuir para o sustento familiar que dependia das atividades comerciais. Já trabalhou em diversos segmentos, mas declara sempre ter tido gosto pelo comércio. Casado há 35 anos, tem cinco filhos e cinco netos.

A trajetória política de Miltinho começou na época do combate à ditadura e das mobilizações da liberdade democrática. “A minha consciência política foi formada na igreja, no processo das comunidades de base. Naquela época os partidos políticos foram proibidos e a igreja foi o grande porto seguro daqueles que discutiam o futuro do país”, conta.

Dentre as suas atuações iniciais diz que participou da formação do PT em 1980, através da coleta de assinaturas, onde destaca também o auxílio exercido na organização da greve do ABC Paulista onde foram enviados apoios a São Paulo. Já em 1988, destacou-se por ter sido eleito o primeiro vereador do PT, juntamente com a primeira bancada do partido liderada por Cecília Hipólito.

Miltinho também atuou no governo da frente popular como secretário de Serviços Urbanos, participação que ele define como importante devido à proximidade com o Poder Executivo. “Me sinto muito preparado para esse cargo que estou exercendo”, declarou na época.

Quanto ao seu trabalho Miltinho fala que sua trajetória é o retrato da superação, pois as condições que sempre teve na vida e na política não foram fáceis. “A gente sempre foi acostumado a nadar contra a maré”, comenta. Além disso, o chefe do Legislativo pelotense fala de sua satisfação com as vitórias do PT exemplificando a jornada percorrida pelo atual presidente, Luís Inácio Lula da Silva. “Eu tenho muito orgulho dessa trajetória porque ajudamos a construir essa ferramenta de luta que é o PT e através do exercício da plenitude da política conseguimos mostrar aos partidos aliados que é importante optarmos por um novo modelo de política”, afirma.

Como político, Miltinho valoriza o crescimento econômico e distribuição de renda para promover o desenvolvimento das sociedades brasileiras.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

MILTINHO NA COLÔNIA Z-3








No último sábado, 06 de novembro, estive na Colônia Z-3 juntamente com a minha assessoria, num encontro com moradores a fim de inaugurar a placa indicativa da "Travessa Leonel Manoel Estanislau" antiga Travessa 1 (um) a pedido de vários moradores, que fizeram uma lista de assinaturas e que eu encaminhei ao plenário do Legislativo Pelotense, tendo sido aprovado por unanimidade.
Na ocasião entreguei ao Sr. Eduardo Estanislau cópia do "Projeto de Decreto Legislativo" que encaminhei, também a pedido dos moradores, pedindo a retirada do nome de Mário Pedrotti Orlandi, erroneamente colocado na Rua 10 daquela Colônia já que o mesmo não é conhecido na localidade e sim no Bairro do Laranjal, e que seja colocado o nome de Antônio Studzinski antigo morador, ja falecido, que foi pescador e membro atuante na comunidade.




Fizemos visitas a alguns moradores antigos da Colônia que me relataram que existem muitos problemas semelhantes, ou seja, com ruas e praças denominadas com nomes de moradores mas que constam nos órgãos públicos como, por exemplo, rua número 1(um), 5(cinco) etc. e me entregaram cópias de documentações para serem investigadas; após realizar a verificação entrarei com pedidos para regularizar os nomes das ruas e praças daquela localidade.

MILTINHO HOMENAGEIA A ESCOLA DE SAMBA GENERAL TELLES





A Câmara de Vereadores realizou Sessão Especial na noite desta quinta-feira (04/11) no Plenarinho da Casa, para homenagear os 60 anos da Escola de Samba General Telles. Na ocasião, o Presidente do Legislativo, Milton Martins, proponente da homenagem, entregou uma Placa alusiva a data ao Presidente da escola de Samba, Paulo Marques de Ávila. Estavam presentes na solenidade a Secretária de Projetos Especiais Cláudia Ferreira, representando o Prefeito Municipal, o Secretário geral da Escola de Samba General Telles, Sidnei Lauro Jorge Jr, os vereadores: Ivan Duarte (PT), Diaroni Santos (PT), Roger Ney (PP) e Eduardo Leite (PSDB), o vereador suplente Beto da Z3, representando o deputado Fernando Marroni (PT), dentre lideranças do carnaval, e da escola de samba General Telles. A Escola de Samba General Telles foi fundada em 08/11/1950. É multicampeã do carnaval pelotense, totalizando 21 títulos (1961, 63, 64, 66, 68, 69, 72, 73, 75, 77, 80, 82, 82, 84, 87, 88, 90, 2004, 2005, 2006 e 2010).