domingo, 28 de março de 2010

CAFÉ COM O PARLAMENTO

Foi um sucesso total a primeira edição do "Café com o Parlamento", realizado na sexta-feira - 26 de março - no novo prédio da Câmara, Rua Quinze de Novembro, 207. Estiveram presentes vários órgãos da imprensa local, bem como autoridades convidadas, além de muitos vereadores; primeiramente foi realizado um tour pelas dependências da nova sede do Legislativo Pelotense, tendo a comitiva ficado impressionada com a qualidade do prédio bem como das instalações.
O Presidente do Legislativo, Vereador Milton Martins-Miltinho (PT), apresentou aos convidados o projeto denominado “Café com o Parlamento” e a seguir convidou a todos para que se servissem do café, propriamente dito, para depois mostrar em PowerPoint o projeto total das dependências da nova casa.
Após o "café" o Presidente Miltinho retomou a palavra e passou a expor o projeto da nova Câmara de Vereadores, inclusive mostrando como ficarão os Gabinetes dos Vereadores e demais dependências. "O objetivo é reforçar a Câmara Municipal como centro dos grandes debates que interessam a Pelotas, e também estreitar as relações do Legislativo, com a população, imprensa, entidades que trabalham em prol do desenvolvimento da cidade entre outros" foi a saudação inicial do Presidente. Na concepção do Presidente a proposta é uma alternativa para promover uma maior integração entre a Câmara e o município. “Queremos, por exemplo, aproximar mais as comissões temáticas do Legislativo com os seus respectivos públicos. Aproximar à Câmara de instituições como o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Pelotas (Sindilojas), Sindicato das Indústrias da Construção e Mobiliário de Pelotas e Região (Sinduscon), Centro das Indústrias de Pelotas (Cipel), Sindicato dos trabalhadores do Comércio, Indústria, Alimentação, Municipários, entre outros, além das Associações organizadas dos bairros de nossa cidade”, explica. Para Miltinho o poder Legislativo tem que reforçar sua condição de centro dos grandes debates. "Para que possamos estar sintonizados com os grandes temas que envolvem nossa cidade".
A primeira edição do projeto foi considerada por todos como um sucesso, com ótima repercussão nos órgãos de imprensa, que prometem acompanhar as próximas edições do "Café com o Parlamento"; sendo que a próxima edição já foi anunciada para a última sexta-feira do mês de abril, com a participação da Câmara de Vereadores da vizinha cidade de Rio Grande.

quarta-feira, 24 de março de 2010

PEDIDO DE INFORMAÇÕES


O vereador Miltinho encaminhou pedido de informações ao Executivo sobre aplicação da verba de R$ 18,5 milhões, repassada pelo Ministério da Integração Nacional, para recuperação dos danos causados pelas enxurradas de janeiro do ano passado ( foto da Rua Dr. Amarante- Vila Castilhos). Embora a Prefeitura tenha divulgado que o plano emergencial de recuperação das vias mais danificadas foi totalmente concluído, as reclamações da população são constantes. A situação da zona rural, abandonada pelo poder Executivo, também preocupa o parlamentar. A Prefeitura tem o prazo legal de 15 dias para responder a solicitação.
No dia 29 de janeiro de 2009, Pelotas e os municípios vizinhos foram assolados por fenômenos climáticos, chuvas intensas e ventos fortes, que causaram sérios prejuízos ao município e a zona rural. O governo federal, via Ministério da Integração Nacional, encaminhou o montante de R$ 18,5 milhões, verba destinado para ações emergências para recuperação da cidade. A prefeitura divulgou a conclusão do plano emergencial de recuperação do asfalto nas vias mais danificadas, executado em julho do ano passado; no entanto lideranças de bairros têm reclamado constantemente que algumas obras elencadas no plano do Executivo, ainda não foram realizadas. “O objetivo é saber quais obras já foram realizadas e quais ainda estão pendentes, bem como saber o critério que foi utilizado pelo Executivo, para escolher as ruas a serem recuperadas”, explica Miltinho.

segunda-feira, 22 de março de 2010

PÉ NO BAIRRO FRAGATA

O vereador Miltinho usou a tribuna para relatar mais uma visita do projeto "Pé no Bairro". Está semana Miltinho e sua assessoria estiveram no Fraget, Vila Verona, Travessa 554 da Rua Paulo Zanota da Cruz, além de outras localidades no Bairro Fragata; em visita ao Galpão de Reciclagem da Associação do Fraget esteve em pauta a situação dos catadores de lixo, a coleta seletiva porta à porta, implantada pela Prefeitura. " As pessoas estão preocupados em ficar fora do Galpão de Reciclagem, estamos auxiliando também na possibilidade de comercialização direta, pelo melhor preço", relatou.
O parlamentar visitou também a UBS (Postinho) da localidade. " Uma unidade que com um pouco mais de investimento poderia ser uma UPA, mas está faltando remédio, produtos básicos, como gase, vamos através da Comissão de Saúde investigar esta situação", disse.
No bairro Verona, impressionou a sujeira " O local está tomado pelo pasto. O ritímo de trabalho da limpeza pública melhorou, a COHAB Tablada, por exemplo, está limpa, bom, a Santa Terezinha limpa, mas falta retirar os entulhos. O ritmo de trabalho melhorou, mas ainda existem muitas reclamações". Um fato inusitado foi relatado por moradores ao vereador. "Moradores atacaram uma patrola que passava pelas Três Vendas, solicitando que ela passasse por sua rua, mas o patroleiro, disse aos moradores que a máquina estava sem condições de realizar o serviço, apresentava problemas nos freios e nas laminas. A Prefeitura precisa melhorar o serviço, a empresa está sendo multada, vamos averiguar", concluiu Miltinho.

MILTINHO EM PEDRO OSÓRIO


Na noite de sexta-feira, dia 19 de março de 2010, Miltinho esteve reunido com os Vereadores Pedro Bernarde e Clademar Machado, ambos do Partido dos Trabalhadores de Pedro Osório, tratando de pauta comum aos dois municípios; o encontro foi prestigiado por vários membros do diretório de Pedro Osório e de Pelotas.
Fonte: Gabinete

MILTINHO RECEBE HOMENAGEM NA FESTA DO TÍTULO DA GENERAL TELLES


O vereador Miltinho, esteve presente no sábado (20) à festa do título da Escola de Samba General Telles, campeã do Carnaval 2010, que foi realizada no salão de eventos do Clube Cruzeiro. Na ocasião Miltinho recebeu de Francisco Rangel, presidente daquela agremiação, a calorosa homenagem por sua fundamental colaboração e envolvimento com o carnaval de Pelotas, incidindo Miltinho, através do Projeto “Unidos Pelo Samba”, positivamente nas entidades carnavalescas, o que gerou um produto final de grande qualidade para todas as escolas de samba, a reestruturação e gerenciamento destas instituições culturais - e o mais importante: “O resgate de uma das maiores expressões culturais do povo pelotense – o carnaval de rua”, avaliou o parlamentar.

sexta-feira, 19 de março de 2010

MILTINHO FALA SOBRE O GOVERNO FEDERAL

O vereador Miltinho, diferente do que normalmente faz, direcionou sua fala na manhã de quinta-feira para pauta nacional destacando o crescimento do governo Federal. Segundo Miltinho, o governo Lula vem marcando o país por um novo período, período de prosperidade e de desenvolvimento. "Isso enche de orgulho a militância, e também os partidos que compõem o governo e estão ajudando no crescimento do país", disse.
A manutenção da taxa do juros foi uma ação ousada e positiva. " Mesmo com a preocupação da inflação, o governo não teve medo de segurar os juros. Isto mexe com toda a população Brasileira".O recorde de emprego formal em fevereiro, foi outro ponto de destaque. Na concepção do petista o récorde é resultado de políticas públicas de investimentos acertados.
Culimando com todos esses avanços, as pesquias apontam crescimento da pré candidata do PT, a Ministra Dilma Rousef. " A companheira Dilma subiu nas pesquisas diminuindo a diferença, que caiu para 5%, para o governador José Serra (PSDB)", comemorou Miltinho. Somado a isto, a aprovação do governo Lula aumentou, 77%."Hoje o presidente Lula é mais que um presidente, é um líder e uma referência mundial. E mesmo assim ainda temos muito o que fazer."

quinta-feira, 18 de março de 2010

AUDIÊNCIA PÚBLICA LIMPEZA URBANA


Atendendo a iniciativa do vereador Miltinho o poder Legislativo realizou audiência pública para debater a limpeza pública em Pelotas. Lideranças de diversos bairros da cidade, lotaram o plenário da Câmara, cobrando do secretário de Serviços Urbanos, Marco Bretas, que representou a Prefeitura, melhorias nos serviços prestados a população. A empresa Delta Construções, responsável pelo limpeza do município, a secretária de Desenvolvimento Rural eo Serviço Auntônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep), tabém foram convidados, mas compareceram ao evento.


Como encaminhamento os vereadores realizaram uma visita a empresa Delta Construções, responsável pelo serviço de limpeza do município, para avaliar se os pontos do contrato estabelecido com a Prefeitura. Efetivo, maquinário, material, cronograma de trabalho forma pontos fiscalizados pelos vereadores.

MILTINHO SOLICITA APRESENTAÇÃO DO PROJETO DE RECUPERAÇÃO DO TRAPICHE AOS VEREADORES

Uma das principais atrações dos balneários de Pelotas, o trapiche do Laranjal, será revitalizado. A proposta foi ressaltada pelo vereador Miltinho, presidente do Legislativo. “Uma obra importante que irá reconstruir um dos principais pontos turísticos de nossa cidade”, disse. O vereador encaminhou proposição solicitando que o projeto de reconstrução do trapiche, seja apresentado na Câmara em uma Audiência Pública a ser realizada no dia 26 de março - sexta-feira- às 10h.
A obra, prevista para iniciar ainda no primeiro semestre, será realizada através de parceria entre a Prefeitura Municipal, Sindicato das Indústrias da Construção e Mobiliário de Pelotas e Região (Sinduscon), Valverde P.C. e ASCLAR - Associação Comunitária do Laranjal. A estrutura do trapiche que pode envolver parte em concreto e parte em madeira, chamou atenção de Miltinho. “É uma obra importante, mas que pode perder sua característica, sua beleza, tendo parte de sua estrutura em concreto”, avalia.
A proposta do parlamentar tem como objetivo levar ao conhecimento dos vereadores o projeto da obra. “Queremos contribuir com a reconstrução desse que é um dos cartões postais de Pelotas”, entende Martins. “A recuperação do trapiche é um antigo anseio da comunidade do Laranjal e de Pelotas.
Foto/Janine Tomberg/Site da Prefeitura de Pelotas