segunda-feira, 30 de junho de 2008

CÂMARA DEBATE COMBATE AS DROGAS


O Legislativo de Pelotas abriu espaço nesta quinta-feira (26), para destacar o Dia Mundial de Combate às Drogas. A audiência Pública, proposta pelo vereador Miltinho, contou com a participação do promotor da Infância e Juventude, Dr. Olavo Passos, representantes dos conselhos Tutelar, Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), e da Secretaria Municipal de Cidadania, que discutiram alternativas para combater o uso de drogas em especial do crack, que vem tomando conta de Pelotas. O advogado Gilberto Staniesk, vítima de acidente automobilístico em virtude do álcool, relatou sua experiência aos participantes.
Em sua manifestação, Miltinho chamou a atenção para os importantes passos que o município vem dando para combater as drogas. Destacou a assinatura do convênio entre a Prefeitura e o Ministério Público (MP), para criação da Casa do Resgate. "E a Câmara teve participação importante, estudando e aprovando este projeto", lembra o vereador. O parlamentar sublinhou ainda a campanha desenvolvida pelo MP, "Esmola não, deposite está idéia", é outra alternativa importante para combater as drogas. "Não é apenas com a polícia que se faz esse combate, mas também com inteligência, com crescimento econômico, com projetos", apontou Miltinho. O parlamentar sugeriu a criação de uma escola de circo para menores carentes, tirando os menores das sinaleiras e dando uma profissão a eles.
O vereador destacou os números alarmantes nos dias atuais. "Hoje o primeiro negócio do mundo é o petróleo, o segundo é o tráfico de armas e o terceiro o tráfico de drogas. Precisamos de projetos que possam trazer aos jovens o convívio familiar e a oportunidade de emprego", finalizou Martins.
Para o promotor Jóse Olavo Passos o uso de drogas está diretamente associado à desarticulação familiar. O fácil acesso aos entorpecentes facilita sua disseminação na cidade. "Infelizmente Pelotas é uma cidade onde a droga é uma realidade. Precisamos conscientizar a população. Não adianta investir na ampliação de presídios sem antes investir na prevenção, na conscientização, e isso se faz na infância", disse o promotor. Representando o COMDICA, Fábio Rodrigues, sugeriu a criação de uma frente municipal de combate às drogas.
Aos 33 anos o advogado e escritor, Gilberto Stanieski, fez um breve relato de sua trágica experiência com o álcool. Com 20 anos ele sofreu um acidente que o impediu de andar. "Sou um exemplo vivo de que drogas e vida não combinam", disse. Para Stanieski, o álcool, por ser uma droga legal e de fácil acesso, é tão perigosa como o crack. "Além de ser uma droga legalizada, o álcool é barato e pesa sobre ele o maior índice de acidentes de carro e outros delitos", disse. O advogado, filho da juíza Nilda Satnieski, dedica parte de seu tempo para proferir palestras em escolas e instituições.
Também estiveram presentes no encontro, integrantes da Legião da Boa Vontade de Pelotas (LBV), e do Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do Município.
Ao finalizar o Vereador Miltinho colocou á disposição de quem interessar possa, cópia em DVD desta audiência, que poderá ser utilizada em escolas e outras instituições do municípío.

quarta-feira, 11 de junho de 2008

TRADICIONALISMO GAÚCHO NA ESTÂNCIA PRINCESA DO SUL

O DTG Maragatos da Querência, pertencente a Escola Antônio Leivas Leite, esteve abrilhantando a 16ª FENADOCE com a beleza das suas prendas e o bonito sapateio de seus peões; esta Entidade Tradicionalista é participante do projeto "Escola de Tradicionalismo" que o gabinete do Vereador Miltinho criou em 1999 e que desenvolve até hoje com o intuito de preservar e divulgar, principalmente entre os jovens estudantes, as nossas mais caras tradições.
Outra Entidade Tradicionalista que muito orgulha, tanto ao Tradicionalismo Gaúcho quanto a este Vereador é o CTG Raizes da Figueira, do Balneário dos Prazeres, que foi fundado dentro do projeto Escola de Tradicionalismo - junto a Escola Luiz Augusto Assumpção em 2004 e que procura levar a cultura tradicionalista até àquele bairro. Na 16ª FENADOCE fez uma bela apresentação encantando não só aos pais e patronagem mas a todos, que não pouparam aplausos.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

AUDIÊNCIA PUBLICA DEBATE DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Na quinta-feira (5), data em que se comemorou o "Dia Mundial do Meio Ambiente", o presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo, vereador Milton Martins realizou audiência pública para discutir o tema. Participaram do evento, representantes da Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental, da Associação Pacha Mama, da Fundação Tupahue, do Conselho Municipal de Proteção Ambiental de Pelotas (COMPAM), da Patrulha Ambiental de Pelotas (Patram), e de outras instituições.
Para o proponente vereador Miltinho, este é um dia importante para todo o País, um momento de "celebrar a vida". "Este é um debate que possibilita a conscientização e construção de novas atitudes para o desenvolvimento sustentável preservando o meio ambiente", diz Martins.
O representante da Associação Pacha Mama, Tomas Souza, parabenizou Miltinho pela iniciativa, e destacou a importância do debate. "A preocupação ambiental hoje em dia é muito grande. Toda humanidade está ciente da importância de preservar o ecossistema", comentou Souza.
Todas entidades participantes chamaram a atenção para o problema da água em Pelotas e no País como um todo. Constantemente bairros do município têm tido seu abastecimento prejudicado. Não menos freqüentes são as notícias divulgadas pela mídia sobre falta de água em diversos estados do Brasil.
O secretário de Qualidade Ambiental, Roberto Senna, disse que o Executivo sabe da necessidade de qualificar as estações de tratamento para amenizar o problemas do abastecimento com água potável em Pelotas. "Há investimentos federais, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), para área de saneamento. Nossa expectativa é de que, em alguns anos, Pelotas tenha condições de tratar cerca de 80% de seus efluentes", informa o secretário.
Representantes da Fundação Tupauhe, distribuíram mudas de araçá aos participantes do encontro. Representando o projeto 'Terra Pura', Nellson "Padma Querido", também ressaltou a importância de se debater questões ligadas ao meio ambiente. "As grandes tragédias naturais estão sendo banalizadas pela grande mídia. Transformações como ciclones e enchentes são conseqüências da ação do homem sobre a natureza", alertou Nellson.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

MILTINHO NA 16ª FENADOCE

Miltinho esteve no primeiro dia de funcionamento da FENADOCE (04/junho) e ficou bem impressionado, especialmente com a nova "Estância Princesa do Sul" que agora está localizada no antigo pavilhão de Shows; sempre é bom lembrar e valorizar o trabalho das pessoas e devemos lembrar que um dos idealizadores da Estância, e também que colocou o nome de Estância Princesa do Sul, foi o companheiro Paulo Souza - que dirigiu os trabalhos por vários anos. Belíssima a apresentação do CTG Porteira da Princesa ( Vila Princesa), fundado dentro do nosso projeto Escola de Tradicionalismo, cuja patronagem têm à frente a Patroa Maria e o ensaiador é o Diego.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

CÂMARA DE VEREADORES PROMOVE SESSÃO ESPECIAL PARA DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA FENADOCE


Foi realizada nesta terça-feira (03/junho), uma sessão especial na Câmara de Vereadores de Pelotas para homenagear e salientar a importância da Feira Nacional do Doce (Fenadoce) para a população local.
Atendendo a proposição de autoria do vereador Milton Martins - Miltinho, assim como em edições anteriores da feira, a homenagem foi aceita por unanimidade do poder legislativo.
No primeiro momento, Miltinho destacou a importância da Fenadoce, enfatizando aspectos como a mobilização da cidade em vários e amplos setores da sociedade, de forma direta e indireta, a movimentação econômica, a promoção da marca para Pelotas e a geração de grandes oportunidades para a população.
“Pelotas se torna centro das atenções do Rio Grande do Sul nesse período, sendo o doce de Pelotas bem aceito em todas as partes do país”, enfatizou o vereador. “A feira agrega desde crianças até a terceira idade e demonstra o sucesso que é nos números finais”, complementou. Além disso, o vereador falou da rapidez com que os espaços para expositores se esgotam o que mostra o interesse dos comerciantes no evento. Como representante da população pelotense o vereador diz ser “um orgulho para a cidade ser palco dessa grande festa, de tantas oportunidades” ressalta Milton.
Durante a sessão foi entregue uma placa para Jerri Madruga, gerente executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pelotas, em homenagem a 16ª Fenadoce. Quando a entidade promotora do evento também ofereceu kits aos vereadores, com material de divulgação e credenciais da multifeira.
Em nome da CDL, Madruga agradeceu a homenagem e acrescentou a importância da união entre empresariado, poder público e população local para o sucesso da feira. Em seguida foi apresentado um vídeo institucional da 16ª Fenadoce.
A solenidade também contou com a presença de Sérgio Abreu Neves, presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais da Zona Sul (Secovi) e Vice-presidente regional da Fecomércio. A 16ª Fenadoce acontece de 04 a 22 de junho no Centro de eventos de Pelotas.

** Colaboração/Analu Ribeiro Assessoria Fenadoce