quinta-feira, 28 de junho de 2007

Câmara aprova verba de U$ 18 milhões para o município

O Legislativo aprovou em primeira votação, projeto que permite ao Executivo a captação de recursos junto a BIRD no valor de U$18,9 milhões. O recurso será investido na requalificação administrativa, requalificação do mobiliário urbano (qualificação do centro e bairros, praças prédios), e também dará o aporte tecnológico a Pelotas. Com a contrapartida da Prefeitura, esse montante pode ultrapassar os R$ 60 milhões.
Depois de uma criteriosa análise, a Comissão Orçamentária de Finanças da Câmara (COF), através de seu relator, o vereador Miltinho, apresentou seu parecer favorável ao projeto. Miltinho destacou a importância desta quantia para o desenvolvimento do município. “É um projeto importante para o futuro de Pelotas, pois adequamos a Lei de Responsabilidade Fiscal, e, com seriedade damos o parecer positivo”, disse o parlamentar. O vereador lembrou que este projeto teve início no governo passado, intitulado Pelotas Metrópole. De acordo com ele, a proposta foi motivo de “chacota” durante a campanha eleitoral, quando os adversários afirmavam ser uma verba inexistente.
Para Martins, há um erro de estratégia no atual projeto, já que ele não respeita a vontade da comunidade, como a proposta anterior, que contava com a participação popular, e previa a pavimentação de todas as vias onde trafegam o transporte coletivo. “É um projeto que investe principalmente onde a cidade está melhor qualificada, e que não contempla regiões em situação mais críticas”, declarou.
No entendimento da bancada do PT, a participação do povo de Pelotas nessa iniciativa é importante, já que o recurso está centralizado para atender áreas mais nobres. “Todos os pelotenses pagarão esse empréstimo, mesmo os mais necessitados que não serão beneficiados”, finalizou Martins. A pauta está em interstício de 10 dias para novas análises, para, posteriormente, voltar ao plenário para segunda e terceira votação.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

Vereador parabeniza Santa casa


No último dia 21 Miltinho entregou placa alusiva aos 160 anos da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. A proposição do vereador foi acolhida por unanimidade na casa. A sessão contou com a presença da mesa diretora da instituição, bem como outras autoridades do município. O coral da creche da Santa Casa que acolhe mais de 90 crianças filhos de funcionários do hospital, abriu o encontro cantando o parabéns.
Depois da bonita homenagem, Miltinho discursou sobra a trajetória da Santa casa. "uma solenidade importante para marcar uma instituição que faz parte da história de nossa cidade”. O vereador abordou também a dificuldade que enfrenta a instituição assim como o sistema de saúde de Pelotas como um todo. O provedor Roberto Antonio Lamas, lembrou toda história da Santa casa de Misercórdia. “ Irmandade da Santa Casa de Misericórdia sente-se feliz e satisfeita pela homenagem desta casa” finalizou. A iniciativa de Martins foi bastante elogiado por todos os presentes.

Fenadoce em destaque no Legislativo

Com a presença de autoridades de Pelotas e outros municípios a Câmara de Vereadores de Pelotas realizou na quarta-feira (20/06) sessão especial para destacar a importância da 15ª Fenadoce. A iniciativa partiu do vereador Miltinho . Os presentes poderam conferir o vídeo promocional da feira que será veiculado pelos meio de comunicação local. E receberam doces ao final da sessão.
Na presença da Côrte da Fenadoce, de José Laitano presidente do CDL, do Secretário de Desenvolvimento Econômico Carlos Mário, representando o Prefeito Fetter Junior e da coordenadora do SINE Pelotas Mária de Fátima, compondo a mesa, Miltinho abriu a sessão discursando sobre a importância do evento para a cidade. “uma inciativa arrojada dos empreendedores da nossa cidade que cada vem a promover cada vez mais o município” disse. O parlamentar cobrou empenho dos poderes, Municipal, Estadual e Federal, para que essa edição seja ainda melhor que as anteriores. “É dever do legislativo promover esse evento importantíssimo para nossa região” salientou. Em seguida o vereador entregou a José Laitano uma placa homenageando a Feira. o presidente do CDL agradeceu incentivo da Câmara através da inciativa de Miltinho.

Homenagem aos 65 anos da Escola Pedro Osório


Com o plenário lotado por alunos e ex-alunos, professores e ex-professores, a Câmara de Vereadores de Pelotas, destacou na segunda (11/06), os 65 anos da Escola Estadual de Ensino Médio Cel. Pedro Osório. Atendendo por unanimidade a proposição do Vereador Miltinho. O parlamentar entregou uma placa comemorativa a direção da escola.
Na presença da diretora do educandário Laura Radtke, e do titular da 5ª Coordenadoria Regional de Educação de Pelotas (Cre), Francisco Xavier, Miltinho abriu a sessão falando sobre a importância da qualidade do ensino público. “Os grandes países alcançaram o seu desenvolvimento emancipatória através de uma boa educação” discursou. A professora Laura Radtke lembrou a história da instituição, e finalizou agradecendo a lembrança. “Essa homenagem jamais saira das nossas lembranças”. Representando a Secretária Estadual de Educação, o professor Xavier também fez uso da palavra, parabenizando o educandário e a inciativa do vereador petista.
Fundada em 31 de janeiro de 1942, a Escola Estadual de 1º Grau Cel. Pedro Osório, iniciou suas atividades no dia 02 de março de 1942. No entanto, no dia 12 de janeiro deste ano recebeu a denominação de Escola Estadual de Ensino Médio Cel. Pedro Osório, um antigo sonho da comunidade escolar. O trabalho realizado pela instituição foi elogiado pelos legisladores que acompanharam a sessão. Miltinho foi cumprimentado pelos companheiros de parlamento por tão importante iniciativa.

Comissão de Saúde debate Crise no Pronto Socorro

Na sexta-feira dia 1º de junho, o Presidente a Comissão de Saúde da Câmara, vereador Milton Martins realizou mais uma reunião, com a participação de representanes do Conselho Municipal de Saúde e do Pronto Socorro de Pelotas (PSP).

Após ampla discussão com o Presidente do Conselho Francisco Neto de Assis, o conselheiro Vasco Morales e o Diretor Administrativo do PSP, Mario Luis Correa, abordando temas como a falta de medicamentos e leitos, recursos para investimentos no hospital entre outros, o grupo apontou o principal problema da instituição, a sonegação de leitos ao PSP por parte das outras instituições de saúde. Miltinho mostrou-se preocupado com a atual situação do pronto socorro ,e o grupo esolveu buscar o auxilio do promotor Paulo Charqueiro para pressionar os responsáveis pela condução do PSP, UCPel, UFPel e Prefeitura. Miltinho eo Presidente do Conselho vão buscar também a intervençaõ do Promotor Max Palombo, afim de aponra soluções para o caso.

Segundo legislação as instituições de ensino superior que mantenham cursos na área de medicina devem prestar os serviços de urgência e emergência.